Novo Porsche 911 GT2 RS fará menos de 7 minutos no Nürburgring

Oficialmente apresentado durante o Festival of Speed de Goodwood, o mais potente e rápido Porsche 911 de sempre tem agora uma espinhosa missão pela frente, depois de o próprio responsável pela Porsche Motorsport, Frank-Steffen Walliser, ter colocado a fasquia bem alta: o 911 GT2 RS conseguirá fazer um tempo abaixo dos sete minutos numa volta ao "Inferno Verde" do Nürburgring!

"Esperem para ver, dêem-nos algum tempo e iremos tirar isso a limpo", comentou Walliser, depois de afirmar: "Esta é a sétima geração do 911, tem 700 cv, é tudo em torno do 7… mas não será nenhum sete no Nürburgring!".

Está relançada a "guerra" pelo melhor tempo na pista do Norschleife e, pelas palavras do responsável da marca alemã, o 911 GT2 RS poderá até pôr em causa o melhor tempo alguma vez conseguido por um Porsche, os 6.57,73 m alcançados pelo hiperdesportivo de um milhão de euros, o 918 Spyder! Já este ano o novo GT3 conseguiu um tempo de 7.12,7 m, tornando-se o mais rápido 911 de sempre, mas a relação peso/potência do GT2 RS é muito inferior…

O GT2 RS é o 911 mais radical de sempre! O motor seis cilindros "boxer" de 3,8 litros é o mesmo do 911 Turbo S mas recebeu turbos maiores e novo sistema de refrigeração, ganhando 80 cv e 50 Nm, para totalizar 700 cv e 750 Nm. Apenas com dois lugares, tracção traseira e recorrendo a materiais leves, o seu peso limita-se aos 1470 kg (menos 18 kg que o GT3 de 500 cv), acelerando até 100 km/h em 2,8 s e anunciando os 340 km/h como velocidade máxima!

Caso o 911 GT2 RS consiga bater o tempo do 918 Spyder, a questão que se coloca a seguir é: e conseguirá arrancar o espinho que ficou atravessado na garganta da Porsche desde que a Lamborghini a desapossou do recorde do Nürburgring? Recorde-se que o Huracan Performante conseguiu fazer uma volta ao "Inferno Verde" em 6.52 m, num recorde envolto nalguma polémica

Que ainda perdura, a julgar pelo que que Walliser diz claramente acerca da volta que preparam no Nürburgring… sem falar na Lamborghini: "Digo apenas mais uma coisa… Usaremos os pneus que iremos vender aos clientes. Usaremos o motor que o cliente terá no seu carro. Esta é a abordagem da Porsche. Não vamos em busca de tempos por volta que nenhum cliente conseguirá alcançar. Ponto final… Não é nenhuma comparação com concorrentes, é como fazemos as coisas". Nem é preciso ser bom entendedor…

Em destaque